Dra Bianca Trindade (Advogada especialista em Direitos da mulher e o poder da informação)
08 de Março ou 30 de Abril: Qual o verdadeiro Dia da Mulher?
Você sabia que no Brasil temos duas datas para celebrar o Dia da Mulher?

Você sabia que no Brasil temos duas datas para celebrar o Dia da Mulher?
Você sabia que no Brasil temos duas datas para celebrar o Dia da Mulher? O 08 de Março é o dia amplamente divulgado, conhecido e comemorado no mundo todo, mas o 30 de Abril é o dia Nacional da Mulher, instituído em homenagem a uma importante feminista brasileira e mais, da nossa região: Jerônima Mesquita.
Enfermeira, nascida em Leopoldina, Minas Gerais, em 30 de Abril de 1880, Jerônima foi uma das pioneiras na luta pelos direitos das mulheres no Brasil, filha de uma família abastada, ela teve acesso à educação e viajou para Europa, onde entrou em contato com os ideais feministas. Ao retornar ao Brasil, se engajou na luta pelo direito ao voto feminino, participando da fundação do Conselho Nacional das Mulheres e de diversas iniciativas voltadas à emancipação feminina.
Além do ativismo pelos direitos políticos, Jerônima também teve um papel fundamental na assistência social, ajudando na fundação da Cruz Vermelha Brasileira e liderando ações de voluntariado durante a Primeira Guerra Mundial.
Seu legado inspirou a criação do Dia Nacional da Mulher, oficializado pela Lei n° 6.791/1980.
Então qual dia devemos comemorar? Ambos, uai... O 08 de março nos lembra a luta global, pelos direitos das mulheres, enquanto o 30 de abril valoriza a histórias das mulheres brasileiras e o legado de Jerônima Mesquita. Mais do que datas no calendário, esses dias são um convite para seguirmos na luta por igualdade, respeito e justiça!
E você, já conhecia a histórias do Dia Nacional da Mulher?
Compartilhe e ajude a espalhar essa informação, #JuntosSomosMaisFortes.
Quer saber de mais conteúdos como esse, me sigam no Instagram: @biancatrindadex
COMENTÁRIOS